Natal 2019 final site copy

 

Caros Amigos, Caros Concidadãos,

 

É já este, para mim, o segundo Natal que passo com a minha Mulher em Doha.

Mais de um ano volvido, ocorre constatar que muito sucedeu. Desde o exercício da Presidência local do Conselho da União Europeia que congregou e consumiu esforços, dedicação e energias totais por parte da Embaixada e que terminou a 30 de junho. Ao mesmo tempo, enfrentámos todos uma nova fase da epidemia da COVID 19 que voltou a limitar as nossas vidas, o trabalho e a nossa interação social e profissional.

Por isso, as Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, do Dia da Europa e do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas ainda decorreram sob o formato do digital. Distantes fisicamente, mas próximos nos ideais e na afirmação da nossa identidade nacional.

Por outro, ainda, todos, de uma forma ou de outra, fomos vivendo circunstâncias que moldaram o nosso quotidiano ou, mesmo, afetaram os planos de cada um. Imprevisível que foi, em muitos domínios, 2021 vai deixar-nos, por um lado, com um certo sabor amargo mas, por outro, com mais certezas de que somos capazes de ultrapassar adversidades.

A Embaixada de Portugal, sob minha orientação, mas sempre em trabalho de equipa, procurou corresponder aos que os cidadãos portugueses, residentes ou não no Qatar, dela legitimamente esperam. Serviço, informação e apoio incondicional. Gostaria de vos recordar que a crise humanitária que continua a afetar o Afeganistão também se refletiu nos serviços consulares da Embaixada de Portugal. Com recursos humanos conhecidos, e obedecendo a instruções nacionais, tramitámos e proporcionámos por via documental a viagem e a chegada de 274 refugiados afegãos a Portugal onde irão prosseguir as suas vidas em segurança. Estamos preparados para corresponder a mais desafios.

Penso que faz sentido falar nisto agora e hoje.

Preparamo-nos para reviver o Espírito e a Mensagem do Natal. Solidariedade, compreensão e abertura. Trabalharmos todos para o bem comum da Paz. Da proximidade. A começar em cada um de nós, em sociedade, a continuar nas nossas Famílias e a projetar-se no Mundo Global.

Neste sentido, quero em meu nome pessoal e de todo o staff da Embaixada de Portugal em Doha, deixar-vos Votos muito sinceros de uma Santo e Feliz Natal. Com saúde e realizações a todos os níveis. A pensar também em 2022 que está já aí.

Renovo o meu compromisso de com todos trabalhar procurando renovadas plataformas de interação já presenciais. E de continuar a servir a Comunidade Portuguesa e a representar Portugal no Estado do Qatar com honra e dignidade.

 

Desejo Boas Festas e um muito Próspero Ano Novo.

 

António Alves de Carvalho

 

 Versão pdf

  • Partilhe