DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA | 5 de MAIO

A LÍNGUA QUE NOS UNE NO TEMPO E NO ESPAÇO

A UNESCO, em parceria com a CPLP e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., assinala a 5 de Maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, com um filme evocativo da língua portuguesa como veículo de partilha da cultura e conhecimento nos nove países e nas centenas de comunidades que em todo o mundo falam português.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em 25 de Novembro de 2019 pela UNESCO, numa proclamação subscrita por 193 estados-membros da organização.

A iniciativa nasceu de uma proposta apresentada por todos os estados da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A língua portuguesa é falada por mais de 265 milhões pessoas em todos os continentes, sendo a língua mais falada no Hemisfério Sul.

Esta língua que nos une é a língua da primeira globalização da era moderna, estando na origem de um grande encontro cultural-civilizacional, com uma marca direta e indireta e influências de e para muitas outras línguas no mundo.

É património comum dos países de língua oficial portuguesa e é uma declaração de diversidade em si própria.

As comemorações decorrem em todos os países de língua portuguesa, com iniciativas nos campos da Educação, Ciência e Cultura.

Vídeo produzido pela @DDB Portugal

#UNESCO
#CPLP
#CamoesIP
#línguaportuguesa 

 

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/6eaGLGyzG6g para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

  • Partilhe