A Campanha #PortugalContraAViolência foi lançada no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres que se assinala a 25 de novembro.

AF RP DitImp FB Crt 476x249 Colher


A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) promovem a campanha #PortugalContraAViolência, construída em conjunto com a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), Associação Mulheres Sem Fronteiras, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Associação de Planeamento da Família (APF), Associação Portuguesa pelos Direitos das Mulheres na Gravidez e no Parto, Associação Plano I, Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ), Capazes, Corações Com Coroa (CCC), Cooperativa Seies, Instituto de Apoio à Criança (IAC), Fundação Cuidar o Futuro, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM), União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), Quebrar o Silêncio Associação e o Soroptimist International Clube Lisboa.

A campanha, que desconstrói ditados populares, enfatiza a necessidade de rutura com crenças e preceitos culturais que continuam a normalizar e legitimar a violência contra as mulheres, e deixa às vítimas e testemunhas uma mensagem de que existem alternativas que passam pelas respostas de apoio e proteção que constituem a rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica (RNAVVD). A RNAVVD, gerida pela CIG, é composta atualmente por 166 estruturas de atendimento, 26 locais de acolhimento de emergência e 40 casas abrigo, cobre mais de 70% do território nacional, envolve 218 municípios e, desde 2016, regista 32 733 atendimentos.

Bastaria uma vítima para nos inquietar, mas verificaram-se mais de 26 mil ocorrências de violência doméstica em 2017 e já 25 homicídios de mulheres em 2019, em Portugal, para além das situações que continuam invisíveis. Neste sentido, a campanha apela a que todas as pessoas, não só as vítimas, denunciem situações de violência contra as mulheres.

Segundo Rosa Monteiro, «queremos que as vítimas se sintam confiantes para pedirem ajuda e que as pessoas, que têm conhecimento de situações de violência, se sintam interpeladas e não hesitem em denunciar. A denúncia, a procura de apoios e de informação são passos decisivos para encetar um processo de mudança e de superação, rompendo com ciclos de dúvida, medo e de sofrimento».

A violência doméstica é crime público. Denunciar é uma responsabilidade colectiva. Ligue 800 202 148.

Assista ao vídeo da campanha aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=8HBORu_6NUU

  • Partilhe