emigrantes e lusodescendentes site

Ao longo dos últimos meses, o Governo promoveu uma discussão pública no sentido de rever e atualizar o sistema de acesso ao ensino superior nas suas múltiplas vertentes. Nesse contexto, foi decidido reforçar a atratividade de candidatos oriundos das comunidades portuguesas na diáspora através do alargamento do contingente prioritário para candidatos emigrantes, familiares que com eles residam e lusodescendentes para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, de modo a ampliar as suas possibilidades de ingresso e melhor se compatibilizar com os prazos de conclusão dos anos letivos nos países de emigração.


Deste modo, estes candidatos mantêm a possibilidade de acesso na 1.ª fase (até 7% das vagas iniciais fixadas na 1ª fase em cada par instituição/ciclo de estudos), ao qual acresce a partir da candidatura ao próximo ano letivo a colocação prioritária também em 3,5% das vagas disponibilizadas na 2.ª fase do concurso nacional de acesso.


Para candidatos com ensino secundário e provas de ingresso estrangeiras a apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional ocorrerá entre 24 e 31 de julho e a candidatura à 2.ª fase ocorrerá entre 28 de agosto e 5 de setembro.

As condições de candidatura para candidatos emigrantes, familiares que com eles residam e lusodescendentes encontram-se disponíveis em:

DGES

https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/contingente-especial-para-candidatos-emigrantes-portugueses-e-familiares-que-com-eles-residam

  • Partilhe