Mensagem do Embaixador

Lorem

É com muito orgulho e satisfação que me dirijo, pela primeira vez, à comunidade portuguesa no Qatar na qualidade de Embaixador de Portugal.

Assumi funções há um mês animado por um forte espírito de bem servir a comunidade portuguesa e determinado a reforçar, com ela, a nossa presença neste acolhedor país e aqui projetar e relançar com determinação, mas também com ponderação a imagem de um Portugal moderno e ambicioso, ativo e influente, quer no mundo global, quer no plano do relacionamento bilateral com o Qatar.

Acredito existirem condições para, em conjunto, darmos sequência e novo ímpeto ao trabalho já aqui desenvolvido naquele sentido, sobretudo nas áreas da Diplomacia Económica com enfoque especial na atração do investimento e do empreendedorismo dos agentes económicos portugueses numa óptica de incentivar a internacionalização de empresas nacionais dirigida para este mercado bem como de proporcionar estímulos e motivações para aumentar e diversificar as nossas exportações para o Qatar.

Neste contexto, manifesto, desde já a minha total disponibilidade e abertura para colaborar e acompanhar, desejavelmente, uma nova etapa da vida do “Portuguese Business Council” e manter estreito contacto, mutuamente vantajoso, com todos os que desenvolvem já aqui reconhecida e muito meritória ação de afirmação e divulgação dos produtos e imagem de Portugal.

De igual modo, os setores da Cultura, da História e da Língua Portuguesa estão na minha linha de prioridades. Igualmente deixo aqui o meu profundo empenho em colaborar com todos na promoção e divulgação dos valores e riqueza da nossa cultura e da presença multisecular de Portugal na península, bem como, contribuir para o fortalecimento dos instrumentos já existentes no domínio do Ensino da Língua de Camões.

Em nome da Embaixada de Portugal a todos formulo continuação de bom trabalho numa perspetiva de interação que, espero, venha, mais tarde, a dar os seus frutos.  

 

António Alves de Carvalho

Embaixador de Portugal em Doha  

Mais notíciasNotícias

No âmbito das suas medidas de prevenção e sensibilização para a COVID-19, o Alto Comissariado para as Migrações publicou oflyer abaixo, em 8 línguas, entre elas as línguas portuguesa, inglesa e árabe.

Flyer Covid 19 A prevenção é fundamental PT imagem 1

 Flyer Covid 19 A prevenção é fundamental PT imagem 2

     COVID-19 [AR]

     COVID-19 [EN]

 

violencia_domestica_covid.png

Em caso de ser vítima de violência doméstica e viver no estrangeiro, é preciso perceber o sistema de proteção e apoio no país em que se encontra, assim como o sistema português de proteção e apoio. Deverá procurar informar-se dos locais e serviços existentes onde pode receber apoio jurídico, psicológico ou social, bem como proceder à denúncia do crime. Poderá sempre entrar em contacto com as representações diplomáticas portuguesas – consulados ou embaixadas – no país onde se encontra a trabalhar e/ou residir.

O que é a violência doméstica?

Embora o enquadramento legal sobre o crime de violência doméstica possa divergir de país para país, considera-se que esta se pode caracterizar por atos de violência física, psicológica, sexual e ou económica.

  • Em Portugal é crime público e denunciar é uma responsabilidade de todas as pessoas para além da própria vítima.

Com a publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 124/2020, de 31 de dezembro, o Conselho de Ministros decidiu prolongar o Programa Regressar até ao final de 2023 e reforçar os instrumentos de política pública nele integrados.

 ProgramaRegressar logox2

De entre as alterações e novas medidas destacam-se:

1. Educação, formação profissional e ensino superior: disponibilizar respostas de formação e/ou reconversão profissional para os cidadãos abrangidos pelo Programa Regressar e incentivar o regresso e a fixação de estudantes em Portugal, através do contingente específico para emigrantes e lusodescendentes;

2. Mobilidade geográfica e apoios ao emprego: implementação de uma medida de apoio financeiro a conceder aos emigrantes, seus descendentes ou familiares que iniciem atividade laboral em Portugal continental e a criação de instrumentos de apoio à inserção em emprego, nomeadamente no âmbito de medidas de incentivo à criação de empresas e do próprio emprego;

3.  Medida Fiscal: Promover as iniciativas legislativas adequadas à prorrogação, até 2023, do regime fiscal integrado no Programa Regressar.

Estas alterações ou novas medidas aguardam ainda a referida regulamentação, pelo que os potenciais interessados poderão obter atualizações no portal da internet do Programa Regressar, nomeadamente em www.programaregressar.gov.pt.

Contactos

ALJAMIE STREET
Street: 803, Zone: 67
Building: 31
P.O. Box 24854
Al Dafna, Doha
Qatar

+974 4486 4691 (Chancelaria)
+974 4038 5670 (Secção Consular)
+974 4415 4746 (Chancelaria)
+974 3363 9594 (Emergência)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

botao aprender pt

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

botao instituto diplomatico

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Portugal Economy Probe